Skip to content

Latest commit

 

History

History
47 lines (34 loc) · 3.41 KB

README.md

File metadata and controls

47 lines (34 loc) · 3.41 KB

Projeto Final

Processamento e Análise de Streaming de dados

Professor: Lucas Gaspar

Neste projeto realizamos a ingestão e processamento de dados de sensores em tempo real (simulados).

Utilizamos as tecnologias e serviços abaixo relacionadas:

Tecnologia / Serviço Uso Links
PubNub Simulação stream sensores https://www.pubnub.com/developers/realtime-data-streams/
Apache Kafka Ingestão de dados https://kafka.apache.org/
Apache Flink Processamento do stream https://flink.apache.org/
Python Leitura do stream e pré processamento http://www.python.org/
Scala Código do processamento no Apache Flink https://www.scala-lang.org/

Descrição do projeto

O projeto tem por objetivo demonstrar o consumo de dados de sensores via streaming. Sobre esses dados são realizados processamentos, calculando-se várias métricas. Os dados oriundos dos sensores são inseridos numa instância do Apache Kafka. Os dados lá inseridos serão consumidos e processados em uma instância do Apache Flink.

Os dados serão lidos usando-se uma janela de tempo (time window) de tamanho fixo de 10 segundos. Após a coleta pelo Flink, os dados sofrem um processamento de onde obtemos valores máximo, mínimos e médio para um dos valores fornecidos, no caso, a temperatura do ambiente.

Os dados dos sensores são fornecidos pelo serviço de API em tempo real, PubNub, e são entregues em formato JSON:

{
 "photosensor": "818.43",
 "ambient_temperature": "29.58",
 "radiation_level": "199",
 "sensor_uuid":
 "probe-2a1a1099",
 "timestamp": 1603906280,
 "humidity": "87.9544"
}

Para o presente trabalho usamos apenas os valores referentes a temperatura ambiente: ambient_temperature. Os dados são lidos por uma classe Python que faz uso da API fornecida pelo serviço PubNub. Essa mesma classe também é responsável por inserir os dados na instância do Apache Kafka, usando para isso um tópico que chamammos sensor-data. Após a ingestão dos dados no tópico do Apache Kafka, o consumo ocorrer no Apache Flink, onde temos seu processamento via janela de tempo, e o cálculo da temperatura máxima, mínima e média ocorridas nesse tempo. Esses valores são printados no console, usado como sink.

Conclusão e perspectivas

O consumo de dados em tempo real é, podemos dizer, algo ubiquo nos tempos de hoje. O presente trabalho demonstrou um case de consumo de dados, realizado com o Apache Flink. Esse framework realiza tanto o consumo de dados em tempo real quanto em batch e apresentou uma API muito intuitiva e versátil, permitindo diversos tipos de computações complexas. Em perspectivas futuras esperamos realizar novos processamentos dos demais atributos lidos: photosensor,humidity, etc realizando busca de padrões usando CEP e também a gravação dos dados em banco de dados NoSql, por exemplo ElasticSearch, e montagem de um dashaboard para exibição dos dados e métricas em tempo real.